terça-feira, 29 de março de 2011

Por favor viva o bastante para ver...

...as coisas boas que a vida pode lhe proporcionar.


Pra você que tá com tédio, sem nada pra fazer ou acompanha o blog e curte o que a gente posta aqui ou até mesmo pra você que acha que pode ser legal o conteúdo do video abaixo, clica em play e presta atenção no que o cara aí vai dizer. Mas se você tá sem paciência pra assistir os quase 13 minutos do video, só lê o que eu escrevi depois de vê-lo.



Esse video me fez lembrar da minha adolescência. Tanto de um dia em que eu inocentemente comentei com uma prima minha de que se um dia eu descobrisse que era gay que eu JAMAIS contaria para alguém, quanto da primeira vez que beijei uma menina e descobri que eu realmente sou gay. Depois de chorar litros de lágrimas por vários dias eu tive a idéia de cometer suicídio. Cometer suicídio porque eu não entendia o que sentia direito, porque aquilo me machucava, porque eu não podia ficar com essa garota, porque eu tinha medo do que falariam de mim, porque eu não conhecia ninguém que me desse um apoio, um suporte, porque ninguém nunca olhou pra mim e disse "vai melhorar". Eu criei vários planos de suicídios, mas não vou falar disso porque não é meu objetivo agora, só o que importa é que não deu certo (aaah juuuuraaa? rsrs).


Eu cresci, virei rebelde, fiz as merdas da vida, e hoje to aqui comentando sobre isso. E não só concordo com o que o rapaz diz no video, como me arrisco a acrescentar que é possível ter orgulho da sua condição sexual. Eu, que disse para minha prima que jamais "sairia do armário" hoje tenho orgulho de dizer que sou lésbica e sou feliz.


Sempre tento conversar e aconselhar pessoas mais novas que estão passando pelo que eu passei, para que elas não tenham um final diferente do meu. Entendo que para elas é dificil suportar a vida que elas tem agora. E é bom (de certa forma) que elas passem por essa dificuldade, pois isso irá fazer delas pessoas mais fortes, como a vida fez de mim. Mas é fundamental que elas tenham alguém do lado para dar suporte à elas. Algumas pessoas podem dizer que é "incentivar o adolescente a ser gay", mas não é incentivo e sim uma tentativa de mudar o indice de suicidio dos adolescentes.


Por fim, fica meu pedido para que as pessoas assumam o que realmente são, para mostrar que a homossexualidade não é motivo de infelicidade. Quanto mais nós nos escondemos, mais damos motivo para outras pessoas se esconderem. Esse assunto deve vir a tona não como um final trágico em um jornal, mas sim como a vida é bela em qualquer situação desde que você corra atrás.


Lembro também que além de além de suicídio, muitos jovens recorrem às drogas para tentar fugir da sua realidade. O que dificulta para eles verem o lado bom da vida.


P.S.: Esse post foi baseado no tema do video, por isso falei apenas da homossexualidade, mas creio que odemos estender o assunto a todos os tipos de preconceitos que causam um conflito interno nos adolescentes.

3 comentários:

  1. Achei mto interessante e produtivo seu blog. Principalmente o video que mostra muito o que muitas pessoas ja sentiram quando passou por uma situação desta ou parecida. É de se pensar.
    Acho que a sociedade mesmo tendo toda esta evolução ainda é preciso um olhar mais acolhedor para esta situação. Os conflitos gerados .. causam supostos transtonos que dificultada certa circunstancia na vida adiante. Parabens pelo blog. Esta muito bom ! Estarei seguindo sempre !

    ResponderExcluir
  2. penso que assumir o que realmente se é gay é bem diferente de assumir sua sexualidade ao mundo.
    quando se assume o que és a vc mesmo vc passa a conviver melhor com suas escolhas e com vc mesmo.
    agora assumir ao mundo requer que antes de qq coisa vc saiba que terá pessoas nas quais confiar e que elas irão te RESPEITAR não necessariamente te ACEITAR.
    eu assumo o que sou pra mim, mas não assumo ao mundo por milhões de motivos e dois deles são: NINGUÉM TEM NADA HAVER COM MINHA SEXUALIDADE, ELA NÃO FERE NINGUÉM E OUTRA POR MEU LADO PROFISSIONAL POR REQUERER QUE EU GUARDE MINHA VIDA PESSOAL BEM LONGE DELA PRA SER BEM SUCEDIDA.
    então concordo com a parte do assumir-se gay, mas não necessariamente pra sair gritando aos 4 ventos que se é gay.
    e acredite é possivel ser feliz sem contar a ninguém, pois eu SOU FELIZ ASSIM.
    beijocas e fica ai uma reflexão.

    ResponderExcluir
  3. Sim... Deixo claro que não sou a favor de sair gritando sobre sua opção, principalmente dependendo da sua profissão. Mas tambem não sou a favor de se esconder para a familia por exemplo. Falo tambem em relação a andar de mao dadas em um lugar publico. É claro que ir à igreja de mãos dadas é um pouco demais, mas também acho ridiculo quem se priva de afeto por medo de exposição, afinal como a wal mesma disse NINGUEM TEM NADA HAVER COM A SEXUALIDADE DE NINGUEM.

    ResponderExcluir